tratamentos

Lentes de Contato

O que é?

As facetas de porcelana ou lentes de contato são lâminas finas confeccionadas em Porcelana que são cimentadas ao esmalte natural dos dentes. É indicada para pacientes que possuem alguma alteração de forma, tamanho, cor e alinhamento, podendo ser colocadas em um só dente ou em vários, para harmonizar a estética e função do sorriso.

como funciona?

O tratamento das lentes de contato se inicia com um minucioso planejamento. O paciente é submetido a exames radiográficos prévios, sessão de fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, escaneamento intraoral 3D para confecção de modelos de estudo digitais, onde será feito um projeto 3D permitindo a confecção do mockup (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das lentes de contato propriamente ditas. O tempo entre o preparo e a colocação das lentes de contato é de 2 a 3 dias, realizadas em duas sessões: uma para preparar os dentes, escanear e confeccionar os provisórios; outra sessão para a cimentação. Após 1 semana, é realizada a consulta de controle, ajustes e sessão de fotos finais.

Porque fazer o tratamento?

A busca pela estética é um fator de muita relevância sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Sorrisos harmoniosos, brancos e alinhados são o sonho de todos.

As lentes de contato dental promovem a harmonização e estética do sorriso, além da reabilitação da função mastigatória. Sendo possível corrigir formato, tamanho, cor, alinhamento e curvatura.

    Dúvidas sobre o tratamento

    01 Quanto tempo é necessário para o tratamento de lente de contato dental?

    Assim como o custo, o tempo de tratamento depende de algumas variáveis. No caso do tempo é preciso analisar o aspecto geral dos seus dentes e gengivas. Para um resultado duradouro é preciso que a saúde bucal esteja em perfeita condição.

    No caso de não haver necessidade de nenhuma intervenção prévia nos seus dentes, o tratamento de facetas é realizado em três sessões. Portanto, o tempo necessário pode variar de acordo com a disponibilidade do paciente. Mas em média, finalizamos os tratamentos dentro de 7 dias.

    02 Quanto custa o tratamento de lentes de contato dental?

    O custo do tratamento depende de algumas variáveis. O valor dependerá muito da complexidade de cada caso. 

    Definir o custo exato só é possível após a consulta de avaliação, exame clínico e radiográficos. Em que serão definidos quantos dentes serão realizados e os objetivos finais do tratamento. Outro fator que pode afetar o valor das lentes no mercado odontológico é a experiência dos profissionais que realizam este tratamento. 

    A Hori Clínica conta com profissionais altamente qualificados, que são especialistas, mestres e doutores.

    03 É preciso desgastar os dentes?

    Sim. Antes de receber as facetas, o dente precisa ser preparado. Isso não significa que será preciso desgastar demais o dente, mas em todos os casos é preciso uma adequação para que ele receba as facetas, tornando o trabalho mais duradouro.

    O desgaste é realizado com brocas extremamente finas e precisas. A fase do desgaste é muito bem planejada e criteriosa, pois visamos uma odontologia minimamente invasiva. Por isso, seguimos um protocolo de desgaste que nos permite realizar lentes de contato extremamente finas. Isso preserva a estrutura natural do seu dente.

    04 As lentes de contato dental amarelam com o tempo?

    Não. As lentes de contato são confeccionadas em porcelana de última geração. Essas porcelanas não sofrem alteração de cor pois elas não absorvem os pigmentos da alimentação e de outros hábitos que poderiam deixar o dente amarelo. Dessa forma, conservam sempre sua aparência e cor inicial.

    A grande vantagem dos laminados cerâmicos são as propriedades ópticas e mecânicas incomparáveis do tratamento. Duráveis e resistentes à perda da cor e brilho por anos e até mesmo décadas.

    05 Qual a durabilidade das facetas de porcelana?

    Quando realizadas com materiais de qualidade, com técnicas consagradas e profissional experiente e qualificado a durabilidade é bastante elevada. Os índices de sucesso desta técnica são comprovados por inúmeras pesquisas científicas. Para ter uma ideia melhor, taxas de sucesso que variam entre 87% a 90% dos laminados cerâmicos instalados passados 10 anos do tratamento.

    A durabilidade do tratamento aumenta ainda mais, quando é seguida a orientação de passar por consultas de controle de 6 em 6 meses.

    Especialista

    Prof. Dr. Frederico Hori

    Graduado pela FOP-Unicamp
    Especialista em Dentística Restauradora - HASP
    Mestrado em Dentística Restauradora - FO-USP
    Doutorado em Dentística Restauradora - FO-USP

    Agende uma consulta

    ONDE ESTAMOS

    Rua Bandeira Paulista, 726 - 2º Andar - Itaim Bibi - São Paulo - SP - Brasil

    linhas

    Quer saber como funciona a consulta?

    Clique aqui

    Dúvidas?

    Chama no

    Whats!

    Ícone do Whatsapp