tratamentos

Clareamento Dental

O que é?

Clareamento dental é a técnica que utiliza agentes clareadores para tornar os dentes escurecidos mais brancos ou recuperar a cor originalmente mais clara dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores, como consumo de alimentos com alto grau de pigmentos, fumo, ingestão de bebidas como vinho, entre outros.

como funciona?

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento Caseiro: a maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.

Clareamento realizado no consultório: o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que intensificarão o clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas três sessões.

Basicamente, o Gel Clareador tem uma formulação ácida (Peróxido de Hidrogênio ou Carbamida em concentração variada) que ao entrar em contato com a superfície do dente e sofrer ativação faz com que as partículas de pigmento que deixam o esmalte amarelado sejam desprendidas e eliminadas, deixando o dente mais branco. A concentração do ácido varia de acordo com sua aplicação e indicação, devendo sempre ter o acompanhamento de um dentista durante todo o tratamento.

Porque fazer o tratamento?

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento uma vez que nos dias atuais ter dentes brancos remetem a saúde e jovialidade.

    Dúvidas sobre o tratamento

    01 Os dentes ficam completamente brancos?

    Normalmente o clareamento consegue atingir uns 2 ou 3 tons a menos do que os dentes já estavam, o que já melhora muito!

    02 Quanto tempo o clareamento dental demora?

    A duração do tratamento varia de paciente para paciente. O clareamento dental caseiro é feito de 15 a 21 dias de aplicação diária. Já o clareamento dental a laser pode ser feito em até 3 sessões.

    03 Qual a duração do resultado do clareamento dental?

    A durabilidade do tratamento depende, em sua maior parte, dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. O clareamento dental tem menor duração em pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, ou vinho tinto devido à presença de corantes. Porém, os dentes clareados nunca voltam à cor original (antes de realizar o clareamento).

    04 O Clareamento causa algum tipo de dano aos dentes?

    Uma dúvida muito frequente dos pacientes é a questão do enfraquecimento dentário com o uso dessa técnica. Entretanto, há hoje uma infinidade de artigos científicos que evidenciam não ocorrer nenhum enfraquecimento do esmalte ou da dentina. A técnica do clareamento dental está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum dano à estrutura dental e nem à saúde geral do paciente.

    05 Posso tomar café, beber vinho e ingerir alimentos e bebidas em geral que tenham corantes durante o tratamento de clareamento?

    Pode sim! A literatura e muitos estudos demonstram que durante o tratamento de clareamento dental não é necessária a restrição de nenhuma bebida e alimento.

    06 Clareamento causa sensibilidade?

    O Clareamento Dental, em alguns casos, pode provocar uma sensibilidade dental temporária. Para evitar esse efeito colateral de sensibilidade dentinária, o Dentista aplica, antes e após o clareamento, um gel dessensibilizante que auxilia a remineralização do esmalte. Além disso, aplicações tópicas de Flúor também podem ser feitas para melhorar os resultados. Isto é, Você pode realizar tranquilamente o Clareamento sem se preocupar com sensibilidade permanente.

    07 Quais as contraindicações para fazer clareamento dental?

    O clareamento só pode ser feito em pacientes que estejam com a saúde bucal em dia, sem problemas gengivais, cáries ou outros quadros bucais. Não deve ser feito clareamento em pacientes muito jovens, menores de 16 anos.

    É importante saber que o Gel Clareador Dental age somente sobre o tecido dental, isto é, ele não tem capacidade de clarear Restaurações e Próteses. Após o clareamento, estas restaurações e próteses podem apresentar uma diferença de coloração em comparação com o dente clareado, devendo ser substituída caso prejudique a estética.

    Especialista

    Dra. Renata Savassa

    Graduada pela FO-USP
    Especialista em Dentística Restauradora - São Leopoldo Mandic

    Agende uma consulta

    ONDE ESTAMOS

    Rua Bandeira Paulista, 726 - 2º Andar - Itaim Bibi - São Paulo - SP - Brasil

    linhas

    Quer saber como funciona a consulta?

    Clique aqui

    Dúvidas?

    Chama no

    Whats!

    Ícone do Whatsapp