Tudo sobre implantes dentários

Tudo sobre implantes dentários

Tudo sobre implantes dentários

Você já parou para pensar na importância que seus dentes têm tanto para a sua autoestima quanto para sua saúde? Agora imagine que, só no Brasil, 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente. Os dados são do estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, em 2018. 

Além de implicar em questões estéticas, a falta de dentes também traz consequências sérias para a saúde, como dificuldades de mastigação e articulação da mandíbula. Alguns estudos indicam que uma mastigação deficiente pode gerar problemas, como dores crônicas de cabeça, musculares e até mesmo no coração.

E foi para diminuir os impactos que um sorriso incompleto tem na vida das pessoas, que surgiram os implantes dentários. Substitutos das antigas próteses móveis, os implantes são dispositivos confeccionados em titânio que substituem a raiz do dente e possibilitam o suporte de uma prótese fixa, contribuindo para melhor estética e função mastigatória. 

O tratamento com implantes dentários é indicado tanto para casos em que o paciente já perdeu o dente ou em casos em que o dente não apresenta condições de ser recuperado com outros procedimentos e precisa ser extraído. De forma geral, o tratamento é indicado para pessoas a partir dos 18 anos e que estejam em boas condições de saúde. 

Como é feita a colocação dos implantes dentários

O primeiro passo para quem busca esse procedimento é a consulta inicial. Nesse momento, o paciente passa por uma avaliação em que o dentista avalia a necessidade de implantes. A partir de então, são realizados alguns exames iniciais, como o escaneamento intra oral e o exame tomográfico. Com esses dados em mãos, o profissional vai planejar os procedimentos que serão realizados. 

De maneira geral, nos casos que apresentam uma boa qualidade e quantidade óssea, é realizada uma cirurgia para instalação do implante e após um mês é iniciada a fase protética. O procedimento cirúrgico de instalação de implante dentário é simples e sem dor, uma vez que é realizado com anestesia local, a mesma que é usada para qualquer procedimento dentário. 

Em algumas situações, o dentista pode optar por realizar uma cirurgia guiada. Nesse caso, o profissional realiza um planejamento cirúrgico digital e transfere para a boca de forma precisa através de um guia. Isso torna a cirurgia mais precisa, previsível, mais confortável e mais rápida também. 

Cuidados pós-procedimento

Além das recomendações pós-operatórias, que incluem cuidados com alimentação e ingestão dos medicamentos indicados pelo dentista, para um resultado duradouro, o paciente precisa manter uma rotina estabelecida de higiene bucal e controles regulares ao dentista.  

Onde realizar meu implante dentário?

Se você sonha com um sorriso bonito e saudável e tem a necessidade de colocar implantes dentários, aqui na Hori Clínica temos todo o conhecimento e a tecnologia necessários para lhe atender. Nossa profissional especialista na área é a Dra. Danielle Giosa, que além de especialização em Implantodontia, também é mestranda na área. 




Posts mais vistos