10 dicas para manter um sorriso saudável

10 dicas para manter um sorriso saudável

10 dicas para manter um sorriso saudável
Você já deve ter ouvido muito que seu sorriso é seu cartão de visitas, não é mesmo? E essa é uma das grandes verdades da vida. Mas mais do que ter dentes brancos e alinhados, é importante mantê-los saudáveis. Para isso, não existe mágica. Pelo contrário, basta alguns cuidados simples, que você pode manter no dia-a-dia, para um resultado duradouro.
Quer saber que cuidados são esses? Listamos 10 dicas para manter seu sorriso saudável:

1- Escove os dentes

O primeiro e um dos mais importantes passos para manter um sorriso saudável é, obviamente, escovar os dentes. Essa escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, após a principais refeições. Aqui, vale lembrar aquilo que você certamente aprendeu ainda na infância: a escovação deve ser feita de maneira suave, sem aplicar muita força, para não danificar os dentes, nem machucar a gengiva.

2- Escove a língua

Uma coisa que quase todo mundo esquece é a língua. Mas tão importante quanto escovar os dentes é escovar também a língua. Isso porque ela retém uma boa parte das bactérias que ficam alojadas na sua boca. Por isso, não esqueça dela!

3- Use fio dental

Assim como a escovação, o fio dental também é fundamental nesse processo de cuidado com os seus dentes. Lembre-se sempre que a escova não consegue alcançar todos os espaços entre os dentes. E se não forem limpos, eles também podem ficar cheios de restos de comida e sujeira.

4- Respeite seus dentes

Parece bobagem, mas não é. Seus dentes são fundamentais tanto para sua estética quanto para a sua saúde, por isso, tenha cuidado com eles. Isso significa evitar abrir embalagens, ou cortar fitas, por exemplo, com eles. Isso pode não apenas desgastá-los, como fazer com que se quebrem.

5- Cuide da sua alimentação

Pouca gente sabe, mas a alimentação influencia diretamente na saúde dos dentes. Por isso, o ideal para manter dentes saudáveis é evitar uma alimentação com excesso de açúcares. Além de não serem saudáveis, eles favorecem a formação de placas bacterianas e, consequentemente, de cáries.

6- Evite hábitos nocivos

Hábitos como fumar ou roer as unhas prejudicam – e muito – seus dentes. Roer as unhas, por exemplo, desgasta o esmalte dos dentes. Sem contar nas inúmeras bactérias que você leva para sua boca. Já fumar, além de causar mau hálito, também pigmenta os dentes e pode causar problemas na gengiva.

7- Não confie em qualquer produto

Na farmácia ou no mercado, as prateleiras estão cheias de produtos maravilhosos que prometem resultados fantásticos em poucos dias. Mas é preciso ter muito cuidado com eles. Nem todos entregam o que prometem e alguns podem, inclusive, ser prejudiciais aos seus dentes. O ideal é sempre seguir a recomendação do seu dentista.

8- Fique atento aos diagnósticos

Fique atento ao seu sorriso. Caso identifique mordida ou dentes tortos, é importante sempre buscar um diagnóstico precoce para evitar maiores problemas no futuro. Outro problema muito comum é o bruxismo, que pode desgastar os dentes e até quebrá-los. Tudo isso precisa ser tratado o quanto antes!

9- Não esqueça de trocar sua escova

Como nós falamos na primeira dica, a escovação é parte importante desse cuidado com os dentes. Mas para que a escovação seja efetiva, sua escova de dentes precisa estar funcionando perfeitamente. Ou seja, é muito importante lembrar de trocá-la. O ideal é que essa troca seja feita pelo menos a cada três meses ou no primeiro sinal de danos nas cerdas.

10- Consulte um dentista regularmente

Por fim, e talvez uma das dicas mais importantes: consulte um dentista regularmente. Assim como o restante do nosso corpo, os dentes também precisam de cuidados e check ups periódicos. A recomendação para manter seu sorriso bonito e saudável é visitar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.

Sobre nós

Presente no atendimento odontológico desde 2002, a Hori Clínica oferece a excelência em seus tratamentos, aliando profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta. Com oito salas de atendimento, aparelhos de última geração, laboratório e tomógrafo próprios, a Hori Clínica prioriza o bem-estar, a praticidade e a superação de expectativa de seus pacientes nas diversas especialidades oferecidas.



Posts mais vistos