Tudo o que você precisa saber sobre Plástica Gengival

Tudo o que você precisa saber sobre Plástica Gengival

Tudo o que você precisa saber sobre Plástica Gengival

Nós já falamos em diversas oportunidades que um sorriso perfeito vai muito além de dentes bonitos. A gengiva é parte importante desse sorriso. E é por isso que, cada vez mais, um procedimento tem feito a diferença em quem busca um sorriso marcante: a plástica gengival.

De maneira geral, a plástica gengival é considerada um conjunto de técnicas cirúrgicas que servem para nivelar e alinhar as gengivas. Ela abrange desde pequenos procedimentos para corrigir as gengivas de um único dente, até mesmo a eliminação do chamado sorriso gengival. Além disso, é imprescindível para complementar os resultados de outros tratamentos como os laminados cerâmicos, as próteses dentárias e a finalização estética dos tratamentos ortodônticos, por exemplo.

Entre os principais benefícios da plástica gengival estão a harmonia do sorriso, maiores chances de obter o resultado estético desejado com complementação de resinas e lentes de porcelana, um aspecto menos “infantil” do sorriso e ainda uma melhor higienização, evitando, assim, doenças gengivais.

E assim como existem diferentes tratamentos dentários, existem diversas técnicas de cirurgias plásticas gengivais. Conheça algumas delas:

Gengivoplastia

Uma das técnicas mais conhecidas é a gengivoplastia. Com uma recuperação rápida, essa técnica é simples e realizada a partir do recorte das gengivas desalinhadas ou em excesso. É indicada tanto para pequenas correções estéticas quanto em procedimentos mais complexos como a correção do sorriso gengival.

Gengivectomia

A gengivectomia é a técnica indicada para modificações estéticas mais extensas. Nesse caso, além do recorte das gengivas, ocorre também a remoção do osso que contorna raízes e coroas dentárias. O objetivo é alinhar e nivelar as gengivas que exigem correções mais intensas.

Enxerto gengival

Outra técnica de plástica gengival é o enxerto. O enxerto acompanha procedimentos como o recobrimento de raízes expostas por recessão gengival e a recuperação estética de gengivas escurecidas pelo metal de implantes dentários e próteses dentárias fixas, por exemplo. O enxerto também é indicado para recuperar os danos decorrentes de perdas ósseas após extrações dentárias.

Como funciona a plástica gengival

Para saber qual é o melhor tratamento indicado para cada caso, o primeiro passo é realizar a avaliação com um profissional qualificado. Essa avaliação compreende o exame clínico tátil e pode ser necessária a complementação por exames de imagem como radiografias e tomografias.

Após o diagnóstico, é realizado o planejamento, com o intuito de mostrar a previsibilidade e as limitações do caso. A cirurgia de plástica gengival é realizada em consultório, com anestesia local e pode durar de 30 minutos a uma hora e meia, dependendo do procedimento utilizado.

Em geral, as complicações nesse tipo de cirurgia são incomuns. Mesmo assim, o pós-operatório exige cuidados, principalmente em casos de enxerto gengival, quando os cuidados devem ser mais intensos. Esses cuidados estão relacionados principalmente à higiene, alimentação, cuidados na escovação e uso correto dos medicamentos prescritos.

A plástica gengival é um dos tratamentos oferecidos aqui na Hori Clínica. O profissional responsável por esse procedimento é o Doutor em Periodontia Marcelo Sirolli, que também é professor do curso de Cirurgia Plástica Periodontal e Periimplantar na Faculdade São Leopoldo Mandic. Acesse o nosso site e saiba mais sobre nossos serviços.




Posts mais vistos