O poder do sorriso: como ele impacta na sua autoestima

O poder do sorriso: como ele impacta na sua autoestima

O poder do sorriso: como ele impacta na sua autoestima

Não há como negar que sorrir é muito bom. Mas mais do que isso, um belo sorriso também faz parte da nossa saúde como um todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o completo bem-estar de uma pessoa não está apenas ligado a não existência de doenças. Existem vários fatores que influenciam nesse bem-estar e a saúde bucal está entre eles. Mas não é apenas na saúde física que estão os benefícios de um belo sorriso.  

A expressão transmitida pelo sorriso tem influência direta na autoestima e nas relações sociais das pessoas. Para você ter uma ideia, na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, um estudo avaliou fotos manipuladas de pessoas com dentes tortos e normais. A conclusão foi de que pessoas com dentes alinhados foram definidas como mais atraentes, inteligentes, agradáveis e extrovertidas do que as pessoas que tinham dentes tortos.

E essa acaba não sendo apenas a percepção de quem olha de fora. Muitas pessoas acabam não se sentindo satisfeitas consigo mesmas e com a sua aparência por causa do sorriso. Ou, por causa dos problemas que os dentes apresentam e que as impedem de sorrir.

Entre os problemas mais comuns que causam insatisfação com o sorriso e que afetam a autoestima das pessoas está a perda dentária. Ela é causada quando algumas doenças periodontais não são tratadas e acabam prejudicando a saúde do dente, mas a perda pode ser causada também por insucessos nos tratamentos odontológicos ou traumas dentários. E um sorriso incompleto pode causar bastante incômodo.

Dentes desalinhados também estão entre esses problemas. Eles podem ocorrer por diversas causas. Entre elas estão defeitos estruturais, como o tamanho dos dentes ou dos ossos da face (maxilares); hábitos pouco saudáveis, como chupar o dedo ou respirar pela boca.

Além disso, dentes escuros ou com manchas, causados principalmente por hábitos alimentares e pelo cigarro, e mau hálito – considerado um dos problemas mais embaraçosos que existem – também costumam causar constrangimentos e fazer com que as pessoas deixem de sorrir.

A boa notícia é que a odontologia pode resolver todos esses problemas. O primeiro passo, claro, é consultar um dentista. É ele quem poderá avaliar cuidadosamente o caso e propor o melhor tratamento. E graças à tecnologia, existem várias opções de tratamento para todas essas situação.

Aqui na Hori Clínica, por exemplo, temos especialistas nas mais diferentes áreas da Odontologia capazes de fazer o diagnóstico correto e encaminhar cada caso para o tratamento mais adequado. Tratamentos, esses, que podem ser feitos na própria clínica, com a melhor infraestrutura e conforto.

Viu como não é exagero dizer que um sorriso bonito e saudável é capaz de transmitir sensações como saúde, confiança, bem-estar e sucesso? Sorrir é, sim, o melhor remédio. E é por isso que cuidar bem dos seus dentes é tão importante tanto para a sua saúde quanto para sua autoestima.



Posts mais vistos