Aparelho Estético x Aparelho Invisível: quais são as diferenças e qual é melhor?

Aparelho Estético x Aparelho Invisível: quais são as diferenças e qual é melhor?

Aparelho Estético x Aparelho Invisível: quais são as diferenças e qual é melhor?
O aparelho estético e o aparelho invisível apesar de não parecerem nada um com o outro, tem uma mesma função. Ambos são meios de se realizar o tratamento ortodôntico. São ferramentas que o Ortodontista utiliza para corrigir o posicionamento dos dentes.

O aparelho estético é fundamentalmente um aparelho fixo só que com uma aparência mais discreta. Este aparelho faz parte de um sistema composto por peças coladas ao dente (bráquetes) e um fio para guiar o movimento. Esses bráquetes colados ao dente no caso do aparelho estético são de um material chamado porcelana. Essa porcelana pode ser despolida dando o aspecto mais opaco ao bráquete ou pode ser polida dando um aspecto vítreo (bráquete de safira).

O Aparelho invisível ou alinhador estético é fundamentalmente um aparelho removível. Este tipo de aparelho é composto por conjuntos ou kits de alinhadores que ao serem progressivamente trocados movimentam os dentes para a posição correta. O aparelho invisível é feito de um plástico transparente semi flexível personalizado para cada movimentação e se assemelha a uma placa/moldeira transparente.

Tanto o aparelho estético quanto o aparelho invisível podem ser usados desde casos simples até casos mais complexos. Não existe restrição, vai da experiência e conhecimento de cada ortodontista a escolha do aparelho para cada paciente.

Abaixo figura ilustrativa da indicação destes aparelhos.

O aparelho invisível tem a vantagem e todos os benefícios de ser removível, como por exemplo removê-lo para as refeições ou algum evento importante. Também por ser removível facilita a higienização dos dentes na hora da escovação e do fio dental. O aspecto invisível do aparelho o torna praticamente imperceptível aos olhos de outra pessoa. Se comparado ao aparelho fixo,  seu conforto é muito maior. Por não ter os bráquetes colados aos dentes, não corta ou irrita a gengiva e os lábios. Para os praticantes de esportes de contato é o aparelho ideal. E para quem não tem tempo sobrando para ir ao consultório também é o aparelho ideal, uma vez que as consultas de urgência para colar bráquete quebrados ou fios machucando não existem com esse tipo de aparelho, além do que as consultas para acompanhamento do paciente podem ser mais espaçadas.  

Tabela comparativa entre os aparelhos:

E você? Qual dos dois aparelhos você prefere?

A paciente Bianca Andrade realizou tratamento com aparelho fixo estético.

A paciente Mari Maria realiza tratamento com o alinhador invisível Invisalign.



Posts mais vistos